terça-feira, outubro 31, 2006

CAÇA ÀS BRUXAS

Entre o pôr-do-sol do dia 31 de Outubro e 1 de Novembro, ocorre a noite sagrada (hallow evening, em inglês), por aqui denominada "Dia das Bruxas".
Utilizando-se desse bairrismo que nos é peculiar (a nós, brasileiros..), hoje é comemorado o Dia do Saci, "evento criado pelo governo do Brasil em 2005, de caráter nacional, elaborado pelo então líder do governo Aldo Rebelo (PCdoB - SP) e Ângela Guadagnin (PT - SP) com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas", ou "Halloween", da tradição cultural dos Estados Unidos da América".
Sinceramente, acho muito boba essa tentativa de "resgate das figuras folclóricas nacionais".
Sempre tive muito, mas muito medo de sacis, além de considerá-los politicamente INCORRETOS, vez que são crianças fumantes.
Já, quanto às bruxas, quem não conviveu com a bruxa da tia Escolástica, ou com a bruxa da diretora da escola ou com a bruxa do 71?
Notaram?
As bruxas fazem parte do nosso cotidiano, é só prestar atenção aos criadores do evento nacional, acima, ao passo que nunca vi um saci...
Já é hora de aceitarmos que nem tudo o que vem de fora é ruim, vide perfumes franceses e George Clooney...
Trick-or-treat???

6 comentários:

Anônimo disse...

Sabe Acantha eu tenho mais medo da "Rainha dos baixinhos" (= a verdadeira Rainha das Bruxas)do que do Saci e acho ela muito mais politicamente INCORRETA que nosso amiguinho de uma perna só. Procuro evitar que meu filho tenha contato com a tal "Rainha" e acabar enfeitiçado pelos feitiços do consumo exacerbado. Missão difícil que é ser pai não?? Ahhh e quanto ao as bruxas (essas figuras fantásticas da imaginação popular) só posso dizer: yo no creo en bruxas, pero que las hay, las hay.

Anônimo disse...

Eu acho é que o saci não merece um dia só dele, porque é uma figura extremamente sem graça que só faz as mesmas coisas que todo mundo já sabe. Que resgatar folclore o quê! Como se fosse possível colocar essas historinhas sem conteúdo nenhum na cabeça de quem não quer saber dessas coisas. Acho que dia das bruxas é bem mais ideal e deveria ser comemorado no Brasil também, mesmo sendo importado de outra coisa muito sem graça que é os EUA.

Anônimo disse...

A tentativa de impor ou frear costumed por lei é inútil, Acantha. Agora, ainda prefiro o velho e bom Saci a uma abóbora. A não ser que seja para comer, recheada com camarão, claro.

Anônimo disse...

Nossa FÁBIO... Tadinha da xata da Xuxa... Mas realmente não sei o que é ser pai, lindo... Pero yo... yo creo em las brujas... e tengo mucho miedo...

Anônimo disse...

Concordo, EDUARDO... Mas nunca tinha pensado nos EEUU como "sem graça". Me parece tão, mas tão suave...

Anônimo disse...

Mas o povo insiste, MARCONI!!!! Me fazem dormir e comer por decreto, no horário de verão! Esqueça.. parece-me que só eu não gosto disso..